EDUCAÇÃO
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Teorias da Educação e Processos Pedagógicos

A investigação recente no ambito da concepção histórico-cultural e da pesquisa cultural para a renovação do campo investigativo e prático da didática.
O projeto visa ampliar e aprofundar contribuições da conceção histórico-cultural de educação e da pesquisa cultural, especialmente das investigações mais recentes, para a didática e as didáticas específicas na perspectiva da educação crítica e das formas de desenvolvimento das competencias e habilidades do pensar. Ocupa-se também, de captar, na produção intelectual dos campos do currículo, da teoria da comunicação, da pesquisa cultural, elementos sociais, culturais, pedagógicos e psicológicos, compatíveis com a concepção histórico-cultural, que possam ser relevantes para a renovação do campo da didática.
INICIO – 2004
 
Aprendizagem escolar - processos e dificuldades.
Aprendizagem é processo individual que ocorre de odo expecífico em cada sujeito, entretanto, à particularidade subjetiva do ato de aprender correspondem ações pedagógicas coletivas que imprimem ao conteúdo do aprendido sua natureza e sua qualidade. No caso expecífico da aprendizagem escolar, a qualidade pedagógica decorrem da sintonia que se estabelece entre o ato individual e as ações coletivas intencionalmente desencadeadas pelos sujeitos do processo educativo, do coteúdo dessas ações, das condições institucionais e do contexto sócio-cultural de sua realização. Compreendendo deste modo, pretende-se com esta investigação explicitar a natureza pedagógica do processo de aprendizagem escolar, identificando e analisando por meio das ações individuais e coletivas dos agentes escolares, os componentes pedagógicos que imprimem qualidades positivas a este processo, aqueles que o dificultam e as alternativas viabilizadas pela escola para a solução dos problemas de aprendizagem. Os estudos sobre Pedagogia Escolar formulados pelo pensamento educacional contemporâneos serão averiguados por meio do Estado da Arte, e posteriormente considerados para fundamentaçãoi teórica aquelas que apresentarem mais pertinência epistemológica com a concepção de educação que orienta esta pesquisa. Os dados empíricos serão coletados em escolas públicas e particulares do ensino fundamental de Goiânia.
INICIO – 2006
 
As investigações atuais no campo da psicologia histórico-cultural, da teoria da atividade e da pesquisa cultural e aplicações ao desenvolvimento teórico da didática, das didáticas específicas e de outras práticas escolares.
 Estudo e sistematização da produção recente nos campos da teoria histórico-cultural e da pesquisa cultural, visando reunir elementos para a renovação do campo teórico da didáticas, das didáticas específicas e das concepções sobre formação de professores. Trata-se de projeto global ao qual estão acoplados quatro subprojetos:1-A investigação recente no âmbito da concepção histórico-cultural e da pesquisa cultural para a renovação do campo investigativo e prático da didática.2-Contextos socioculturais e aprendizagem escolar.3-Organização escolar como comunidade de aprendizagem:o enfoque da teoria histórico-cultural da atividade.4-As dificuldades linguisticas para expressão do pensamento: o processo de aprendizagem da leitura em universitários, no enfoque da psicologia histórico-cultural
INICIO - 2004
 
Contextos sócios-culturais e aprendizagem escolar.
O projeto visa aprofundar estudos recentes nos campos da concepção histórico-cultural de educação e da pesquisa cultural visando, especificamente, à renovação do campo teórico da didática, das didáticas específicas e campos conexos. Trata-se de projeto global ao qual estão acoplados quatro subprojetos, sendo que "Contextos sócios-culturais e aprendizagem escolar" é o subprojeto dois.
INICIO-2005
 
 
Ensino a distância: a educação e o discurso técnico científico
Recortada pelo discurso tecnocientífico a educação tem se transformado em espaço para o desenvolvimento de novos métodos pedagógicos de natureza tecnológica e cujos efeitos parecem redefinir as posições ocupadas tanto pelo professor como pelo próprio aluno, no processo ensino e aprendizagem. Nos programas de ensino a distância nos quais o processo de aquisição do conhecimento, ainda que se propondo interativo, ocorre de forma não presencial, a presença maiêutica do professor e do grupo de trabalho é substituída por aplicativos construídos especialmente para produzir “ambientes gerenciadores de aprendizado”. Daí porque pensar as transformações ocorridas no interior da prática pedagógica, considerando o discurso da ciência, implica considerar uma redefinição das posições delegadas tanto ao professor quanto ao aluno e à produção dos novos laços entre estes. Neste contexto, não podemos deixar de considerar o quanto os efeitos de sentidos produzidos pelo discurso tecnocientífico têm contribuído na redefinição dos laços e processos de identificação estabelecidos no processo ensino-aprendizagem. A questão é que nesta nova forma de ensino — não presencial — é impossível prever como os novos processos de identificação aí presentes funcionarão enquanto traços significantes no processo formativo do aluno. Entretanto, apesar de não se poder predizer, quais os efeitos serão produzidos no processo de aquisição do conhecimento a partir da Psicanálise e da Análise do Discurso penso poder refletir sobre estes.
Inicio -2003
 
Lugar e cultura urbana: um estudo comparativo de saberes de professores de Geografia no Brasil - O caso da Rede Estadual de Goiânia
O projeto integra a proposta de pesquisa: Lugar e cultura urbana: um estudo comparativo de saberes de professores de Geografia no Brasil. Essa proposta esta sendo desenvolvida por um grupo do qual participam a Profa. Dra. Lana de Souza Cavalcanti (UFG), a Profa. Dra Helena Copetti Calai (UNIJUI) e a Profa. Dra. Sônia Maria Vanzella Castellar (USP). Minha participação nessa pesquisa surgiu em decorrência da necessidade de ampliar o universo de analise e, por conseqüência, contribuir com a construção de um perfil mais abrangente sobre saberes e percepções de professores a respeito do lugar em que vivem e da cultura urbana. Adicionalmente, o projeto contribuirá para uma melhor compreensão dos processos didáticos que ocorrem no espaço escolar, subsidiar a reflexão sobre caminhos da formação inicial e continuada de professores. Este trabalho vincula-se a linha de pesquisa Cultura, Educação e Poder do Centro de Pesquisa em História, Geografia e Ciências Sociais e objetiva investigar, numa perspectiva inovadora, os saberes dos professores da Rede Estadual de ensino de Goiânia. .
INICIO 2005
 
Pensamento Educacional Brasileiro: concepção de experiência e escola em Anísio Teixeira
Este é um sub- projeto - B: - do projeto coletivo Pensamento Educacional Brasileiro. Com este sub-projeto pretende-se apreender a concepção conceitual de educação e de experiência em Anísio Teixeira, considerando a vinculação do pensamento deste autor escolanovista ao paradigma pragmatista e, em especial, ao pensamento pedagógico de John Dewey. Para tal finalidade estão sendo considerandos como objeto desta investigaçãio as obras deste sois autores que remetem para a análise da temática delimitada. .
INICIO 2003
 
Pensando e atuando com o lugar: do pensamento empírico ao pensamento teórico-científico
O projeto pensando e atuando com o lugar: pensamento empírico e pensamento teórico, se propõe investigar, num primeiro momento, um dos sujeitos do ensino de Geografia o professor. O intuito é de compreender a maneira pela qual os professores de geografia concebem e trabalham o conceito de lugar no exercício docente. Para tanto, considera-se como fundamental entender as concepções do professor sobre esse lugar, ou seja, suas percepções sobre o lugar de sua vivência e de seus alunos e compreender como essas percepções podem ajudar na formulação das suas propostas de ensino. A expectativa de contribuir para o entendimento das possibilidades latentes e efetivas dessa prática. A natureza do estudo e qualitativa, incluindo procedimentos de pesquisa do tipo questionário. A duração da proposta é de 3 anos, projetando-se para o final a publicação de resultados em forma de artigos, bem como comunicação dos resultados em eventos científicos nacionais e internacionais das áreas de Educação e Geografia..
INICIO 2006
 
Psicologia e educação:um estudo da arte da produção discente dos programas de pós-graduação em educação.
O núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura (NEPPEC) da FE/UFG, com a preocupação de se constituir em instância de reflexão e crítica da relação psicologia e educação, pretende com esta pesquisa, financiada pelo CNPQ, realizar um estudo da arte a produção dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 1970 a 2000, buscando verificar como esses trabalhos articulam psicologia e educação. O objetivo da investigação é realizar um estudo da arte da produção dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 1970 a 2000, verificamos como a psicologia, enquanto enfoque teórico ou enquanto temática aparece vinculada à educação. Pretende-se para tanto, inventariar e identificar as dissertações e teses produzidas que articulam temáticas e enfoques teórico-metodologicos da psicologia; identificar as temáticas, orientações teórico-metodológicas e tendências principais dos estudos que vinculem psicologia e educação; discutir a concepção de Psicologia da Educação, a partir da formação em nível de pós-graduação, na aréa. Metodologia foram inventariadas as dissertações e teses produzidas pelos Programas de Pós-Graduação em Educação, buscando uma maior diversidade de regiões (PUC-SP, UERJ, UNICAMP e UFG). Em cada Programa foram selecionadas dissertações e teses cujos resumos indicam claramente uma aproximação entre psicologia e educação. A partir dos resumos foram preenchidas planilhas de identificação que deverão compor um Banco de Dados que será disponibilizado em rede. O segundo sub-projeto consistirá na leitura das dissertações e teses selecionadas por amostragem.
INICIO 2001
 
Tempos e espaços na educação de massas: a organização escolar em ciclos de formação
Esse projeto parte da discussão das propostas de organização do ensino em ciclos de formação, buscando apreender os pressupostos subjacentes à racionalidade das reformas educacionais em curso no Brasil. Entende que essas propostas implicam uma mudança dos princípios que regem a organização dos espaços e tempos da escola pública: a escola constituída no princípio do conhecimento estaria dando lugar a uma escola orientada pelo princípio da socialidade. Trata-se de uma mudança na maneira de conceber a escola, com importantes implicações para a relação educação e sociedade. É abordada a diversidade de significados atribuídos à idéia de ciclos por parte dessa literatura, bem como a ausência de uma discussão clara sobre seus fundamentos. Entendendo que essa inovação deva ser mais bem compreendida, uma vez que a maior parte das publicações sobre o tema está orientada para a sua justificação, propõe um estudo sistemático das propostas em curso no Brasil; uma comparação com as experiências semelhantes em outros países; um estudo sobre os pressupostos psicológicos que orientam essa proposta (Vygotsky e Wallon); uma apreensão das noções de espaço e tempo escolares e a discussão sobre a racionalidade que preside essa mudança de concepção de organização de ensino..
INICIO 2005
 
 

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